fbpx

A Contabilidade para o profissional de amanhã

Introdução

Existe um claro estereótipo do contador, mas alguns fatos ainda permanecem desconhecidos sobre o profissional contábil pelo público em geral. O objetivo desse breve texto é esclarecer um pouco mais sobre aquilo que a Contabilidade faz, a sua relevância para o mundo e porque a carreira contábil é uma ótima opção para aqueles que procuram uma área em crescimento, com empregabilidade mesmo em tempos de crise e boa remuneração.

O que é a contabilidade?

Talvez você já tenha ouvido falar que a Contabilidade é a linguagem dos negócios. Mas por que ela é vista dessa forma? Basicamente, a Contabilidade é um instrumento de comunicação que fornece informações úteis para a tomada de decisões de usuários de dentro e fora da empresa (vide figura 1).

São diversos os clichês apresentados na cultura pop sobre o contador. Ele costuma ser retratado como o burocrata cujo trabalho é calcular o imposto de renda. Mas os usuários da informação contábil não se limitam ao Governo para fins de tributação. A informação gerada pela Contabilidade pode ser utilizada pelos gestores das empresas, investidores, credores etc. Cada um desses usuários tem necessidades diferentes de informação e, por isso, existem Contabilidades específicas para cada um deles, que geram relatórios diversos dada a demanda desse usuário.

A Contabilidade usa a matemática como ferramenta, mas diferentemente do que se imagina, a Contabilidade não é uma ciência exata. A despeito do que se assume sobre a profissão apenas utilizar “regrinhas” para cálculos, alguns itens são muito complexos de se avaliar havendo necessidade de julgamento e da utilização de estimativas. Assim, o profissional contábil não é um simples seguidor de regras, mas o responsável por decisões de mensuração e divulgação de informações que irão impactar o mercado financeiro posteriormente.

Importância da contabilidade

A Contabilidade está em todo lugar

Com a evolução do mercado de capitais e a, cada vez maior, distinção das figuras do acionista (dono do capital) e o gestor (responsável pela administração da empresa), foi necessária uma ferramenta para permitir que os acionistas conseguissem monitorar os gestores a ponto de obter informações sobre as decisões tomadas em seu nome. A Contabilidade apareceu para diminuir isso que chamamos de assimetria informacional. Com as informações da Contabilidade, o acionista consegue saber se o gestor está tomando as decisões adequadas para promover o retorno ao seu investimento.

Além disso, a Contabilidade é a base para o estabelecimento de covenants de dívidas estabelecidas por credores; o lucro que ela calcula embasa os dividendos e juros sobre capital próprio pagos aos acionistas; auxilia o Governo na definição dos tributos que devem ser recolhidos; e estabelece formas de remuneração de gestores e empregados atreladas ao desempenho econômico da empresa como bônus, PLR e outras formas de remuneração.

Áreas em que o contador atua

O contador é um profissional muito versátil

Dentro da empresa, o contador pode trabalhar no departamento de contabilidade, na avaliação dos custos, na controladoria, na área fiscal ou como auditor interno. Fora da empresa, ele pode trabalhar de forma independente ou como autônomo em auditoria, consultoria, perícia ou em escritórios de contabilidade.

Para quem gosta de concursos públicos, o conhecimento do profissional contábil é importante para quem quer ser contador público, auditor fiscal, controlador de arrecadação, ou ainda, para quem quiser trabalhar no tribunal de contas.

Há quem opte pela carreira acadêmica que permite o profissional contábil trabalhar como professor e pesquisador.

O mercado é amplo para o contador e há ótimas oportunidades de progressão profissional, indicando inúmeras possibilidades de carreiras.

O mercado de trabalho na área contábil

O curso de contabilidade é o quarto em número de matrículas e de concluintes no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo Ministério da Educação em 2019. Apesar disso, a área ainda possui muitas oportunidades para profissionais dedicados e preparados.

Um contador precisa ter bem desenvolvidas capacidades analíticas e de resolução de problemas para seu bom desempenho na profissão. Atualmente, habilidades comunicativas, de liderança e de informática são indispensáveis para evoluir e se destacar na área contábil.

Segundo a Você S/A, profissões da área contábil como controller, gerente fiscal e analista contábil estão entre as 30 profissões em alta para 2021. A Robert Half Brasil verificou, em uma pesquisa realizada com CFOs, que após um ano de desafios como 2020, as empresas irão utilizar ainda mais a Contabilidade para o fortalecimento da tomada de decisão relativa à alocação dos recursos financeiros, uma vez que o foco será a saúde financeira da empresa.

Ou seja, a Contabilidade é necessária em tempos normais ou de crise, um prato cheio para quem busca por oportunidades de carreira.

Referências:

https://vocesa.abril.com.br/carreira/as-30-profissoes-em-alta-para-2021/

https://www.roberthalf.com.br/sites/roberthalf.com.br/files/documents_not_indexed/guia-salarial-robert-half-2021.pdf?utm_source=sfmc-transactional&utm_medium=Email&utm_campaign=all-2021salaryguide-ongoing&i=

Autoria: Profª Drª Samantha Telles.