Instituições financeiras: ingresse da melhor forma

Atuar em instituições financeiras faz parte dos planos de diversos profissionais. Muitas vezes, elas oferecem benefícios maiores que de outras empresas, ajudando a reduzir os gastos de seus funcionários. Outra vantagem a ser destacada, é a possibilidade de plano de carreira. Essa série de pontos positivos que tornam os bancos mais atrativos, também fazem com que os processos seletivos sejam mais criteriosos e estratégicos.

Antes de se candidatar, os profissionais devem verificar se as vagas disponíveis são compatíveis com suas capacidades. Grande parte dos não aprovados são dispensados por “aumentarem” suas experiências e habilidades ou por não atualizarem seus currículos.

Se você já integra alguma organização financeira e tem interesse em alcançar cargos mais altos e de liderança ou se deseja ingressar nesse universo, amplie suas possibilidades com a Especialização em Banking, da FIPECAFI. O curso irá expandir seus conhecimentos sobre o funcionamento do mercado financeiro, suas oportunidades de negócios, seus produtos, suas operações e seus riscos. Você ainda desenvolverá sua capacidade analítica e decisória.

Inscreva-se na próxima turma e alcance seu objetivo profissional. Matriculando-se até 27/02 você ganha 5% de desconto! Confira as condições com a nossa central de informações: (11) 2184.2020 ou comercial@fipecafi.org.

Leia mais

Eliseu Martins, presidente do Conselho Curador da FIPECAFI, recebe o Prêmio Professor Notável do CRC SP

Os impactos das IFRS no cenário contábil do Brasil

Em agosto a FIPECAFI completa 40 anos de tradição no ensino

A instituição tem orgulho da importante participação na carreira dos alunos e pesquisas no mercado 

No próximo mês, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, completa 40 anos de um trabalho responsável e eficaz nas áreas de contabilidade, economia, finanças e afins.

Sempre inovando, a instituição cresceu e modernizou o ensino, criando novas formas e níveis de passar todo o conhecimento necessário para seus alunos. O corpo docente é composto por professores doutores e mestres em sua maioria titulados pela FEA/USP em contabilidade e áreas afins, com experiência no mercado e na docência de pós-graduação lato sensu (MBA). Além disso, a FIPECAFI tem grande presença nas pesquisas mais recentes e importantes da área, contando com profissionais atuantes e renomados.

Visite nosso site, conheça nossa missão e valores e venha fazer parte dessa história de sucesso! Clique aqui.

 

Empréstimos e financiamentos aumentam, mas valores ainda estão abaixo do previsto

Banco Central alterou, para valor inferior, a previsão de crescimento deste ano

O Banco Central (BC) divulgou boletim de crédito que mostra o aumento do total de empréstimos e financiamentos, incluindo recursos livres e direcionados deste ano, até agora. O saldo foi de R$ 2,804 bilhões em maio com crescimento de 1% no mês. Isso representa um aumento de 3,3% no ano e 12,7% nos últimos 12 meses.

Apesar do crescimento de todos os indicadores, os valores estiveram abaixo do esperado fazendo o Banco Central ajustar sua projeção para 2014. Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, a previsão de expansão do crédito passou de 13% para 12%.

O professor de Macroeconomia e Cenários Econômicos dos cursos MBA da FIPECAFI, Silvio Paixão, falou ao veículo Diário Comércio, Indústria e Serviços que os clientes estão com mais cuidado, mas os agentes financeiros também estão mais conservadores.

 “Existe um esgotamento na capacidade de inadimplência. Além da possibilidade de emprestar, existe a de pagar e é isso que os bancos estão levando em consideração. Mas, a sociedade também está ganhando consciência disso e, antes de tomar um crédito está pensando se isso cabe dentro de seu orçamento e, portanto, trocando dívidas mais caras por mais baratas”, completou o professor Silvio.

O boletim também divulgou o aumento do PIB brasileiro que 0,7% no mês e 9,5% em 12 meses. “Acredito que teremos um crescimento de 1% em 2014. Apesar da lentidão no avanço da economia, ainda teremos uma elevação natural”, afirmou o professor Silvio.

Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria e Serviços

Profissão de Compliance ganha destaque em bancos

Cargo é cada vez mais importante nas instituições financeiras e exige preparo e especialização

A sessão Empregos e Carreiras, do site Folha de São Paulo, listou 21 cargos que estão em alta e um deles é o de compliance. A carreira é nova no mercado e profissionais de controles internos ainda são escassos. Ainda não existe um curso superior nessa área e, geralmente, os colaboradores que atuam nela vem de dentro da própria empresa, de outros setores, depois que fazem algum tipo de especialização.

A função tem como principal objetivo fiscalizar as movimentações financeiras da instituição, coibindo qualquer tipo de desvio ou lavagem de dinheiro. O setor é de vital importância e, por isso, vem crescendo e demandando cada vez mais profissionais capacitados. O cargo costuma ser bem remunerado, mas é necessário muito preparo. Um principal ponto a ser explorado sobre o assunto é em relação a lei Fatca (Foreign Account Tax Compliance Act) que, desde 2010, obriga as instituições financeiras a fornecer informações (responsible officer) a respeito das relações bancárias de contribuintes norte-americanos no exterior.

A FIPECAFI oferece o MBA Controles Internos que forma agentes de compliance preparados para enfrentar todo o processo de mudança, competitividade e riscos da área, sempre com ética e transparência. O curso tem início previsto para agosto.

Clique aqui e obtenha todas as informações sobre a próxima turma.

Veja a matéria completa sobre os cargos em ascensão, no site da Folha: http://goo.gl/01RS2N

Financial Reports: Evidenciação do negócio para credores e investidores

Curso é lançamento da FIPECAFI e possui duração total de 1 mês

A modalidade eLearning veio com uma novidade para administradores, controllers e funcionários das áreas financeiras ou contábil. O curso Financial Reports trata das informações requeridas por bancos e investidores, sobre a empresa, no momento de uma possível tomada de recursos e, com base nisso, melhorar a abertura e qualidade das mesmas.

Ao longo das aulas o aluno aprenderá a preparar books financeiros, abordando os principais pontos que as áreas de análise de crédito de bancos usualmente requisitam. Além disso, para as empresas que pretendem acessar o mercado de capitais (com lançamento de títulos de dívida como debêntures, por exemplo) serão abordadas as orientações passadas pela CVM através da instrução normativa CVM Nº 480/2009 e respectivas alterações. Assim, será possível revisar as informações necessárias requeridas nos prospectos de emissão de valores mobiliários.

O curso tem lançamento previsto para o próximo dia 17.

Saiba mais: (11) 2184.2026 ou elearning@fipecafi.org.