fbpx

BLOCKCHAIN E O FUTURO DA CONTABILIDADE COMO FONTE INFORMACIONAL

O que é o Blockchain? De acordo com a [1] Conta Azul, 2018, Blockchain é uma tecnologia conhecida por validar as transações realizadas na moeda virtual bitcoin. Mas ela vai muito além disso ao proteger e garantir a autenticidade de documentos e informações, ou seja, Blockchain cria registros descentralizados de todas as transações, que são atualizados, ficam acessíveis a todos em tempo real e isso altera como as transações monetárias serão feitas e registradas. ([2] Contabilidade Financeira, 2018)

Como funciona o Blockchain? Conforme em [3] Tecnologia Blockchain., 2018, um usuário solicitará uma transação; um bloco será criado, o qual representará a transação; esse bloco se difunde para todos os “nós” da rede; todos os “nós” validarão o bloco e a transação; o bloco será adicionado ao Blockchain; e, por fim, a transação será verificada e executada.

Diante desse avanço tecnológico, e o futuro da Contabilidade? Conforme artigo publicado por [4] Luccas, 2019, a contabilidade tem evoluído de acordo com a necessidade de seus usuários, principalmente de seus usuários externos. A contabilidade societária é parte do sistema de informação contábil que mede, mensura, parametriza e reporta, tais informações com a finalidade de informar os acionistas. Dentro desse objetivo, deve: avaliar o desempenho econômico e financeiro da entidade e dos gestores; prover informações financeiras que sejam úteis na tomada de decisão, quando da avaliação de recursos à entidade e, por fim, ser um instrumento de “accountability” eficiente do gestor ao acionista.

A partir daí é possível identificar que com a constante evolução no âmbito tecnológico, e partindo do pressuposto de que a contabilidade já vem passando por evoluções desde sua criação, de acordo com a necessidade de seus usuários o docente destaca que a contabilidade será impactada no reconhecimento, mensuração, parametrização e no reporte de dados, porém haverá a necessidade de desenvolvimento de uma contabilidade mais estratégica e colaborativa.

Colaborativa, pois visa a remoção das barreiras entre processos e entregas. Para que todos possam trocar informações entre si com segurança e precisão, será necessário que as plataformas de tráfego de dados sejam sincronizadas, independentemente da estrutura tecnológica ou dos tipos de dados em uso. ([5] PortalERP, 2017)

Ao fazer uma analogia em relação ao papel do profissional contábil, como o Blockchain registrará todas as transações on-line, não haverá mais a necessidade de conciliações de vários bancos de dados e nem de uma equipe numerosa para executar atividades operacionais; haverá mais tempo para desenvolver outras habilidades e se reinventar (descontruir e reaprender) – pois, conforme gráfico apresentado na TED pelo [6 ] Kai Fu Lee, 2018 – falando sobre Inteligência Artificial (IA) – a tecnologia eliminará os empregos rotineiros (i.e., a contabilidade operacional); e, no seu devido tempo, seremos gratos, pois a IA, além de se tornar uma ótima ferramenta para os criativos, vai trabalhar com humanos como ferramentas analíticas, usando e alavancando nosso cérebro e coração insubstituíveis.

Assim, com o incremento da atuação estratégica e colaborativa das ferramentas tecnológicas, e sua utilidade na contabilidade, enxergo ascensão de quem hoje já está atuando na contabilidade; pois, com o avanço há necessidade de otimizar, desenvolver e explorar cada vez mais a parte analítica com julgamentos e estimativas para tomada de decisão.

Portanto, haverá uma evolução na contabilidade, transformando-a de uma atividade “manual” em um serviço de assessoria, com o incremento de novas habilidades para o ‘empreendedor contábil’.

Com base na análise de literatura, e conforme abordado por [7] Madeira no ECMMeeting, 2019, ainda que incipiente, dos impactos profissionais da ferramenta Blockchain a área contábil, considera-se que em vez de manter registros separados e ter que manter uma equipe numerosa para fazer lançamentos e conciliações e vários bancos de dados, as empresas poderão gravar suas transações diretamente em um registro compartilhado, criando um sistema interligado de registros contábeis, onde todas as entradas serão distribuídas e criptografadas, evitando falsificações de dados ou destruição de informações para ocultar determinada atividade. Dessa forma, além da otimização operacional, haverá padronização dos processos, aumento de produtividade, integração com procedimentos contábeis de maneira dinâmica, execução de transações de maneira imediata e segura, diminuição de fraude, integração e informatização das transações, além da evolução da lacuna de expectativa da função do profissional contábil.

Por fim, rumo a evolução da contabilidade, visando a remoção das barreiras entre processos e entregas, a evolução do Blockchain tem potencial de ser um processo colaborativo e estratégico que aprimorará a prestação de contas (Accountability).

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

[1] Conta Azul, 2018 acesso em: https://contadores.contaazul.com/blog/blockchain-pequenas-empresas

[2] Contabilidade Financeira, 2018 acesso em: http://www.contabilidade-financeira.com/2018/02/efeito-do-blockchain-na-contabilidade.html

[3] Tecnologia Blockchain, 2018 acesso em: https://101blockchains.com/pt/tecnologia-blockchain-guia/

[4] Rudah e Fabio, 2019 Acesso em:  http://blog.fipecafi.org/contabilidade-societaria-um-breve-ensaio/

[5] PortalERP, 2017 Acesso em:  https://portalerp.com/contabilidade-colaborativa-um-movimento-que-pode-mudar-o-futuro-da-atividade-contabil-no-brasil

[6] Kai Fu Lee, Acesso em:

https://www.ted.com/talks/kai_fu_lee_how_ai_can_save_our_humanity/transcript#t-832559

[7] Madeira, Bernardo – ECMMeeting, 2019 Acesso em: https://iima.com.br/2019/ecmmeeting/contabil/

 

Autora
Monique Ferreira de Azevedo

Linkedin

 

Orientador
Rudah Giasson Lucas

Linkedin