Dissertação de mestrado demonstra que notas “incompreensíveis” redundam em análises ineficientes

O Mestre Roberto Bomgiovani Cazzari e seu orientador Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero, Diretor de Cursos e Coordenador-geral do Programa de Educação Executiva da FIPECAFI, venceram Prêmio de 2014 do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. A dissertação de Roberto Bomgiovani Cazzari teve como tema: “A compreensibilidade das informações contábeis e sua relação com os custos de transação sob a ótica dos profissionais de investimentos”, apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A dissertação buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: “Há indícios de que notas explicativas das demonstrações financeiras que sejam menos compreensíveis, na visão de profissionais de investimento, conduzem a custos de transação maiores no estabelecimento de contratos?”.

Para tanto, foram submetidos questionários aos participantes do 22º Congresso APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) por ser um evento que congrega os atores sociais que se buscou estudar. No total, 54 pessoas responderam ao questionário proposto. Foram obtidas evidências quando da análise descritiva e de conteúdo de que o processo de decodificação das notas explicativas pode estar associado a um grande dispêndio de tempo, o que aumentaria o custo de transação.

“Sob a situação de tempo escasso e um grande custo de decodificação das notas explicativas, pode-se conjecturar que algumas análises estejam sendo feitas de modo ineficiente”, observou Roberto Bomgiovani Cazzari.

“Verificou-se indícios de que há excesso de informações e não falta das mesmas, o que conduziria a problemas de informação imperfeita”, concluiu Cazzari.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>