FIPECAFI realiza formatura da 1ª Turma do curso de Tributação Internacional

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) realizou, em 18 de dezembro de 2014, a partir das 19 horas, a mesa de debates de encerramento e a formatura da 1ª Turma do curso de extensão em Tributação Internacional. O curso tem parceria com a ABDF (Associação Brasileira de Direito Financeiro), representante no Brasil da IFA (International Fiscal Association).

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, abriu a solenidade e destacou o caráter prático do curso com o debate de vários casos que envolvem as relações internacionais e captações de recursos e o impacto das normas contábeis (IFRS – International Financial Reporting Standards).

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira, diretor Administrativo e Financeiro da FIPECAFI, informou que está sendo organizado módulo opcional no exterior a ser realizado na Universidade de Miami (EUA) com a coordenação da Profa. Patrícia Brown, uma das maiores autoridades em matéria de tributação internacional, tendo trabalhado para o Departamento do Tesouro Americano como Advogada no Gabinete de Tributação Internacional, quando foi responsável por supervisionar e coordenar o programa americano de tratados tributários, envolvendo-se pessoalmente na negociação dos tratados tributários assinados entre 1999 e 2008. Em 2007, passou a ser consultora da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), engajando-se em políticas e procedimentos relativos à tributação internacional de investidores institucionais.

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira destacou o conceito de interdisciplinaridade na formulação do curso de Tributação Internacional, que já está com inscrições abertas para novas Turmas.

O Prof. Dr. Heleno Torres, professor titular do Departamento de Direito Econômico-Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor do Curso de Tributação Internacional da FIPECAFI, realizou palestra em que destacou a necessidade de constante atualização para que os profissionais acompanhem os modelos de convenções multilaterais e bilaterais e evitem criar passivos onerosos, num cenário de busca internacional de maior controle sobre as tributações favorecidas.

A Prof. Dra. Ana Claudia Akie Utumi, coordenadora do curso e diretora da ABDF, destacou que o curso de extensão em Tributação Internacional foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais das áreas Contábil, Jurídica, Financeira e de Comércio Exterior de empresas – ou escritórios de Profissionais Liberais – que lidam com transações internacionais. O objetivo do curso é capacitar o profissional a compreender os impactos tributários dos negócios internacionais no Brasil, bem como o funcionamento dos sistemas tributários adotados pelos diferentes países e blocos econômicos. A Profa. Dra. Ana Claudia Utumi destacou a necessidade dos profissionais acompanharem as mudanças na tributação internacional dentro de “uma visão interdisciplinar de 360 graus”.

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, concluiu a cerimônia parabenizando os alunos formados e destacando a importância da constante atualização profissional.

IMG_9506

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>