FIPECAFI realiza Workshop “Cenário Atual e Tendências da Tributação Internacional do Brasil”

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) realizou, em 20 de outubro de 2014, a partir das 19 horas, o Workshop: “Cenário Atual e Tendências da Tributação Internacional do Brasil”.

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, Presidente da FIPECAFI, abriu a solenidade com a apresentação das atividades da Fundação.

O evento teve a Coordenação do Professor Dr. Carlos Alberto Pereira, Professor da FIPECAFI e da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), que destacou a abertura das inscrições para o curso de extensão “Tributação Internacional” em parceria com a ABDF (Associação Brasileira de Direito Financeiro).

O curso de extensão terá módulo local (54 horas) e opcional (no exterior, 50 horas) a ser realizado na Universidade de Miami (EUA) com a coordenação da Profa. Patrícia Brown, uma das maiores autoridades em matéria de tributação internacional, tendo trabalhado para Departamento do Tesouro Americano como Advogada no Gabinete de Tributação Internacional, quando foi responsável por supervisionar e coordenar o programa americano de tratados tributários, envolvendo-se pessoalmente na negociação dos tratados tributários assinados entre 1999 e 2008. Em 2007, passou a ser consultora da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), desenvolvendo políticas e procedimentos relativos à tributação internacional de investidores institucionais.

Profissionalismo - Profissionais interessados lotaram o auditório da FIPECAFI. O Professor Heleno Torres, Professor Titular do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), enfatizou, em sua palestra, que trabalhar com “Tributação Internacional não é para amadores e exige especialização”. “Há uma preocupação corporativa com a pluritributação internacional sobre as rendas das empresas, ao mesmo tempo que os governos buscam recuperar as bases tributárias”, declarou.

A Professora Dra. Ana Cláudia Akie Utumi, Professora da FIPECAFI, destacou que a tendência é de crescente troca de informações entre os governos. “Em 2017, 44 países vão trocar informações automáticas e com base de dados do ano de 2015”, declarou. A vontade de arrecadar mais se intensificará nos próximos anos com a integração de dados fiscais entre governos, afirmou a Profa. Ana Cláudia Utumi.

O Professor Dr. Carlos Alberto Pereira, Professor da FIPECAFI, enfatizou em sua palestra de encerramento do evento que esses tempos desafiadores exigem cada vez mais  trabalho interdisciplinar, dada a complexidade dos temas.

Curso - O curso de extensãoTributação Internacional” tem como público-alvo: administradores, advogados, contadores, economistas, gerentes, supervisores, analistas, assistentes, autônomos, professores e estudantes.

O curso foi desenhado para atender necessidades dos profissionais das áreas contábil, jurídica, financeira e de comércio exterior das empresas, bem como dos profissionais liberais que lidam com transações internacionais.

Mais informações:

Curso de Extensão em Tributação Internacional da FIPECAFI

Clique aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>