Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira ministra aula inaugural do MBA Gestão Tributária

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira, Coordenador do MBA Gestão Tributária e Diretor Administrativo-Financeiro da FIPECAFI, ministrou, em 17 de março de 2015, a partir das 19 horas, a aula inaugural da 19ª Turma do MBA de Gestão Tributária. Alunos e convidados lotaram o auditório da sede da FIPECAFI, em São Paulo (SP).

O Professor Carlos Alberto Pereira apresentou o cenário tributário em amplo processo de reformulação, a entrada definitiva na era digital e a integração de informações em todas as esferas no Brasil e exterior (ou seja, colaboração da inteligência fiscal entre países).

O cenário tributário se sofistica com o cruzamento de informações, ao mesmo tempo em que ocorre uma complexidade na legislação fiscal e carga tributária crescente. “São 46 normas por dia útil e excesso de obrigações acessórias, ficando o Brasil em primeiro lugar no ranking Tax Compliance”, frisou o Prof. Carlos Alberto Pereira, que também é coordenador do Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária (EAC-FEA-USP).

“O cenário do Sistema Tributário Brasileiro reforça o papel estratégico da gestão tributária das empresas”, argumenta.

O Prof. Carlos Alberto Pereira destacou a importância da interdisciplinaridade e integração de conhecimentos. “Uma gestão tributária eficaz requer conhecimentos jurídicos, econômicos, contábeis, administrativos e legais”, declarou. O desafio do Comitê Tributário é integrar os conhecimentos. “A área tributária é tão ampla e complexa que se não houver integração de conhecimentos – dentro de uma visão global do negócio – os riscos tributários podem comprometer a continuidade do empreendimento”, afirmou.

MBA Gestão Tributária – O MBA Gestão Tributária foi lançado em 2008 e tem entre seus diferenciais: a abordagem interdisciplinar, integrando conhecimentos contábeis, jurídicos, legais, fiscais, econômicos e gerenciais. Os conhecimentos teóricos e práticos são aplicados às decisões tributárias. Professores altamente qualificados, especializados e experientes. Aulas presenciais são muitas vezes com os próprios autores dos livros. O curso possibilita networking entre profissionais com diferentes formações e experiências em diversas áreas de atuação. São realizadas palestras e workshops sobre temas atuais e relevantes, material didático incluso, turmas regulares e simultâneas e o MBA Gestão Tributária da FIPECAFI é referência no mercado.

“Com base em abordagem interdisciplinar, o curso oferece aos participantes conhecimentos teóricos e práticos, oriundos das áreas contábil, jurídica, legal, fiscal, econômica e administrativa, necessários para a identificação de oportunidades e o desenvolvimento de estratégias que objetivem a otimização dos custos tributários, o aumento da competitividade e a melhoria dos resultados das empresas”, concluiu o Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira.

 

Inscrições abertas para a Turma 20 do MBA Gestão Tributária– com início do curso previsto para maio de 2015

www.fipecafi.org.br

(11) 2184-2034 Fax (11) 2184-2001

Patrícia Ferreira

 

Mercado de trabalho em 2015 é favorável a profissionais de finanças

O mercado de trabalho este ano tem seguido uma linha cautelosa quanto a investimentos e controle financeiro por parte das organizações. O cenário anda favorável aos profissionais de finanças, já que é a área que mais está em evidência nas empresas.

Recrutadores entrevistados pela Exame afirmaram que boa parte das empresas não conseguiu bater suas metas no ano passado, tornando necessária a presença de um profissional para organizar este objetivo e realizar a gestão financeira da empresa, maximizando sua rentabilidade.

Gerente ou diretor de planejamento financeiro, gerente de planejamento tributário, gerente ou diretor de compliance e controles internos, controller, diretor financeiro e executivo de governança corporativa são alguns dos cargos que se manterão em alta este ano.

As funções exigem graduados em Administração, Economia, Engenharia ou Ciências Contábeis, além de pós-graduação na área financeira. Conheça as grades de curso da FIPECAFI e aprimore seu currículo para uma carreira de sucesso.

Graduação em Ciências Contábeis 

MBAs

 

Fonte: Portal Exame

Controller e tributação são áreas demandadas em 2015

Para acompanhar as mudanças do mercado, diversas empresas têm iniciado processos de estruturação e reestruturação, além da implementação de controles e processos para um crescimento sólido e rentável. Essas transformações têm beneficiado profissionais graduados em Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito, gerando muitas oportunidades.

Após analisar o cenário econômico do Brasil e do mundo, a empresa de recrutamento Michael Page destacou três cargos em áreas relacionadas a finanças como as mais demandadas pelo mercado em 2015. Confira:

1)      Controller

Responsável pela gestão contábil, fiscal, coordenação e direção das atividades executadas nas áreas de planejamento, controladoria e finanças. A demanda por essa qualificação foi intensificada após a implementação das IFRS na contabilidade brasileira.

2)      Gerente de Planejamento Tributário

Acompanha e garante a apuração e o planejamento dos tributos em todas as esferas, atuando de acordo com a legislação fiscal e atendendo às auditorias. Além disso, ainda participa de processos decisórios da organização sobre aquisições, cisões, incorporações e vendas. A complexidade da matriz tributária brasileira exige uma demanda de profissionais qualificados na área.

3)      Gerente de Desenvolvimento de Negócios

Prospecta e lidera projetos de negócios ainda não explorados, com o objetivo de captar novas fontes de receita para a empresa. Responsável por gerar novos contratos a partir do desenvolvimento de nova aplicação para produto ou serviço.

Para alcançar estes cargos, os profissionais precisam se qualificar. A FIPECAFI oferece cursos específicos: MBA Controller e MBA Gestão Tributária.

Matricule-se até 27 de fevereiro e garanta 5% de desconto no valor total do curso. Aproveite!

Fonte: Guia do Estudante

Como se destacar na carreira?

Em meio a um mercado cada vez mais aquecido e disputado, é importante estar atento a alguns fatores para conquistar os melhores cargos e oportunidades.

Nós da FIPECAFI separamos algumas dicas para você se diferenciar:

1)      Não realize apenas as tarefas que chegam até você. Procure ajudar colegas de trabalho com suas atividades e busque soluções para problemas gerais.

2)      Aprender ou exercitar outros idiomas como inglês e espanhol proporcionam diferenciais na disputa por uma vaga ou por uma promoção. Com as diversas negociações internacionais existentes, os profissionais precisam compreender os termos técnicos em outra língua, mas também não podem deixar de dominar o português.

3)      A ética e o caráter são primordiais para os lados profissional e pessoal de qualquer indivíduo.

4)      Procurar conhecer bem a empresa que deseja fazer parte ou a que já integra é muito importante. Quanto mais informações você tiver, mais prático será realizar suas atividades e trazer resultados positivos para a organização.

5)      Todas as áreas de uma empresa são interligadas, ou seja, uma depende da outra. Por isso, é importante saber trabalhar em equipe, ouvir e estar aberto às ideias dos colegas de trabalho.

6)      Quem para na graduação fica para trás. É importante participar de palestras, seminários, investir em certificações, línguas estrangeiras e cursos de MBA, Especialização, Extensão, entre outros.

Para auxiliar nessa jornada, a FIPECAFI proporciona o desconto de 5%, no valor total dos cursos de MBA e Especialização, para todos os matriculados até 27 de fevereiro. Aproveite!

Confira as grades participantes:

MBA

Especialização

FIPECAFI realiza formatura da 1ª Turma do curso de Tributação Internacional

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) realizou, em 18 de dezembro de 2014, a partir das 19 horas, a mesa de debates de encerramento e a formatura da 1ª Turma do curso de extensão em Tributação Internacional. O curso tem parceria com a ABDF (Associação Brasileira de Direito Financeiro), representante no Brasil da IFA (International Fiscal Association).

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, abriu a solenidade e destacou o caráter prático do curso com o debate de vários casos que envolvem as relações internacionais e captações de recursos e o impacto das normas contábeis (IFRS – International Financial Reporting Standards).

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira, diretor Administrativo e Financeiro da FIPECAFI, informou que está sendo organizado módulo opcional no exterior a ser realizado na Universidade de Miami (EUA) com a coordenação da Profa. Patrícia Brown, uma das maiores autoridades em matéria de tributação internacional, tendo trabalhado para o Departamento do Tesouro Americano como Advogada no Gabinete de Tributação Internacional, quando foi responsável por supervisionar e coordenar o programa americano de tratados tributários, envolvendo-se pessoalmente na negociação dos tratados tributários assinados entre 1999 e 2008. Em 2007, passou a ser consultora da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), engajando-se em políticas e procedimentos relativos à tributação internacional de investidores institucionais.

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira destacou o conceito de interdisciplinaridade na formulação do curso de Tributação Internacional, que já está com inscrições abertas para novas Turmas.

O Prof. Dr. Heleno Torres, professor titular do Departamento de Direito Econômico-Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor do Curso de Tributação Internacional da FIPECAFI, realizou palestra em que destacou a necessidade de constante atualização para que os profissionais acompanhem os modelos de convenções multilaterais e bilaterais e evitem criar passivos onerosos, num cenário de busca internacional de maior controle sobre as tributações favorecidas.

A Prof. Dra. Ana Claudia Akie Utumi, coordenadora do curso e diretora da ABDF, destacou que o curso de extensão em Tributação Internacional foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais das áreas Contábil, Jurídica, Financeira e de Comércio Exterior de empresas – ou escritórios de Profissionais Liberais – que lidam com transações internacionais. O objetivo do curso é capacitar o profissional a compreender os impactos tributários dos negócios internacionais no Brasil, bem como o funcionamento dos sistemas tributários adotados pelos diferentes países e blocos econômicos. A Profa. Dra. Ana Claudia Utumi destacou a necessidade dos profissionais acompanharem as mudanças na tributação internacional dentro de “uma visão interdisciplinar de 360 graus”.

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, concluiu a cerimônia parabenizando os alunos formados e destacando a importância da constante atualização profissional.

IMG_9506

Professores da FIPECAFI participaram do 4º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte

O Professor Dr. Eliseu Martins, presidente do Conselho Curador da FIPECAFI e o Prof. Dr. Nelson Carvalho, diretor de Pesquisas da FIPECAFI, moderaram painéis no 4º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte, no dia 23 de setembro de 2014. O evento ocorreu no hotel Renaissance, em São Paulo (SP) e foi organizado pela ABRASCA (Associação Brasileira de Companhias Abertas) e pelo Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

Das 08:30 às 11:00 do dia 23/09/2014, o Professor Dr. Eliseu Martins participou como moderador do painel que teve como tema “Lei 12.973: Adaptação à Nova Lei Tributária”. Participaram da mesa André Veiga Milanez, diretor financeiro da CETIP S.A. – Mercados Organizados; Artur Braga, sócio da EY; Andrea Bazzo Lauletta, sócia do escritório Mattos Filho,Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados e Marcelo Natale, sócio da Deloitte.

Das 16:30 às 18:00 do dia 23/09/2014, o Prof. Dr. Nelson Carvalho, diretor de Pesquisas da FIPECAFI, foi o moderador do painel “Entendimento conceitual sobre prudência e conservadorismo para o bem da comunicação contábil das empresas”, que contou, também, como debatedores: o Prof. Dr. Ricardo Lopes da FGV (Fundação Getulio Vargas) e o Prof. Dr. Natan Szuster da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

_FRG0021 _FRG0561

Nancy Assad, Professora do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI, fala sobre “Liderança Eficaz para Gestão” na rádio CBN

Em seu livro “Liderança Eficaz – Como vencer desafios utilizando comunicação estratégica, negociação e ética”, a professora ressalta a importância estratégia de líderes alinhados aos objetivos da organização

A professora do MBA Gestão Tributária da Faculdade FIPECAFI e especialista em comunicação e marketing, Nancy Assad, concedeu entrevista exclusiva a rádio CBN sobre a obra “Liderança Eficaz – Como vencer desafios utilizando comunicação estratégica, negociação e ética”, com coautoria do professor Alberto Paschoal Trez, especializado em gestão, empreendedorismo, negociação e liderança. O livro é material didático da disciplina “Liderança Eficaz” para o  curso MBA Gestão Tributária, da Faculdade FIPECAFI.

Na entrevista, Nancy Assad esclareceu as dúvidas sobre gestão, comunicação e liderança, e comentou sobre as mudanças que a sociedade e as organizações têm passado e como a postura do gestor mudou diante desse cenário em constante transformação.

A figura do chefe saiu de cena e entrou a do líder, que é capaz de desenvolver um processo de comunicação efetivo e influente tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Mas, é possível modificar o comportamento de um chefe para que este se transforme em um verdadeiro líder? Essa e outras perguntas foram respondidas na entrevista que está disponível em:  http://goo.gl/bdFH7e

Liderança eficaz é uma prática importante na área de negócios, finanças e contabilidade, para profissionais de empresas públicas e privadas dos variados setores da economia, pois fornece subsídios para o desenvolvimento da liderança em todas as áreas por meio de conceitos e práticas de gestão estratégica destacando aspectos da comunicação e da ética para a tomada de decisões.

FIPECAFI comemora 40 anos

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) comemorou, na noite de 1º de agosto de 2014, 40 anos de existência com grande festa de confraternização, reunindo conselheiros, diretores, funcionários, colaboradores, representantes de entidades de classe e imprensa, no Club Homs, em São Paulo (SP).

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, em seu discurso enfatizou que a Fundação é “um ser vivo que o tempo todo busca projetos inovadores. E os professores também são assim: estão de olho em oportunidades diferentes, dentro e fora do Brasil. O compartilhamento de dados enriquece a Fundação, torna-a atraente, dinâmica, visionária”.

O Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus, membro do Conselho Curador da FIPECAFI, destacou que o século 21 é o “século da Contabilidade, da informação, da transparência”.

Os presentes foram honrados também com o discurso do Dr. Airton Grazzioli, Promotor de Justiça e Curador de Fundações de São Paulo. Grazzioli declarou que é “motivo de alegria completar e lembrar os 40 anos de história”. A FIPECAFI foi criada em um momento que o Estado se bastava a si próprio, mas ao mesmo tempo buscava-se flexibilidade com a criação de fundações de apoio a pesquisas e ensino. Hoje, o professor universitário amplia a atuação de suas barreiras geográficas por meio do ensino a distância em tempo real num momento de globalização. A FIPECAFI tem desempenhado com excelência a sua função de apoio ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, concluiu o Dr. Airton Grazzioli.

Reconhecimento internacional – Fundada em 1º de agosto de 1974 por Professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), a instituição é centro de referência em pesquisa e educação nas áreas de contabilidade, finanças, mercado financeiro, atuária e agora também em educação a distância com o reconhecimento internacional conferido ao Curso Online de Extensão em IFRS e NIA como Curso Exemplar no Catalyst Award 2014, evento promovido pela Blackboard Internacional para reconhecer as instituições que servem como exemplo de inovação no campo da educação. A FIPECAFI foi a única instituição brasileira reconhecida na categoria Curso Exemplar e, na edição de 2014, a única representante latino-americana entre os ganhadores.

O curso reconhecido é parte do Projeto de Harmonização das Normas Internacionais de Contabilidade e de Auditoria, executado pela FIPECAFI em parceria com Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FOMIN) e que, busca, entre outros objetivos, fornecer programa robusto de atualização em normas internacionais de contabilidade e auditoria gratuitamente a professores de cursos de graduação em contabilidade no país. Assim, a FIPECAFI comemora seus 40 anos contribuindo para o desenvolvimento da área de negócios no país.

Homenagem – O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, realizou na ocasião homenagem a alguns funcionários que colaboram com a FIPECAFI há 20 anos ou mais, desejando que a parceria com a fundação continue por outros tantos anos. Foram homenageados com pequena lembrança e o muito obrigado da diretoria pela dedicação demonstrada: Mario Fernandes, Jadilson Silva, Julia Barker e Liliane Neves.

Revista – Durante o evento comemorativo, houve também o lançamento da Revista FIPECAFI, que é eletrônica e voltada para o contador no dia a dia, para professores e alunos.

Livro – Foi distribuído aos presentes o livro “40 Anos de Formação e Disseminação do Conhecimento”. O livro conta a história dos desafios e realizações com depoimentos de líderes e colaboradores. A FIPECAFI tem se desenvolvido com a oferta de cursos de curta e longa duração, ensino a distância, consultorias, pareceres técnicos e direitos autorais (provenientes de livros hoje na casa de 4 milhões de exemplares). Hoje a FIPECAFI adquiriu a robustez idealizada por seus instituidores, em especial o Prof. Antônio Peres Rodrigues Filho, e praticamente adquiriu a maturidade ao receber do Ministério da Educação a autorização para funcionar na forma de Faculdade, oferecendo o curso de Graduação em Ciências Contábeis, afirma o Prof. Dr. Iran Siqueira Lima.

O livro conta com uma série de depoimentos. O Prof. Dr. Nelson Carvalho afirma: “Tudo o que um departamento de universidade de primeiro mundo oferece – participar de congressos internacionais, trazer professores estrangeiros, financiar livros, teses e pesquisas – aqui no Brasil, contamos com o auxilio da FIPECAFI“.

O Prof. Dr. Eliseu Martins destaca que: “A FIPECAFI nasceu com a filosofia de servir como fonte de trabalho, de dinheiro, de experiência para professores e alunos. Ela sempre oferece a oportunidade de aprender, ensinar, treinar”.

“São 40 anos de muito trabalho. Começamos numa sala de 12 metros quadrados e hoje estamos num edifício próprio de 12 andares. Nossa preocupação foi desenvolver bem cada projeto, cada curso, e o resultado apareceu. O Manual de Contabilidade, o prêmio Melhores&Maiores, o Troféu Transparência. Oferecemos sempre o melhor para os profissionais”, declara o Prof. Geraldo Barbieri.

 

Em agosto a FIPECAFI completa 40 anos de tradição no ensino

A instituição tem orgulho da importante participação na carreira dos alunos e pesquisas no mercado 

No próximo mês, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, completa 40 anos de um trabalho responsável e eficaz nas áreas de contabilidade, economia, finanças e afins.

Sempre inovando, a instituição cresceu e modernizou o ensino, criando novas formas e níveis de passar todo o conhecimento necessário para seus alunos. O corpo docente é composto por professores doutores e mestres em sua maioria titulados pela FEA/USP em contabilidade e áreas afins, com experiência no mercado e na docência de pós-graduação lato sensu (MBA). Além disso, a FIPECAFI tem grande presença nas pesquisas mais recentes e importantes da área, contando com profissionais atuantes e renomados.

Visite nosso site, conheça nossa missão e valores e venha fazer parte dessa história de sucesso! Clique aqui.

 

Professores do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI destacam-se em produção científica

Os professores Carlos Alberto Pereira, diretor da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e coordenador do MBA Gestão Tributária da mesma instituição, e Mauro Fernando Gallo, professor do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI, estão entre os três autores com maior produção líquida em contabilidade tributária, segundo pesquisa científica publicada em 2014 na Revista Contabilidade e Controladoria (RC&C).

Com o objetivo de analisar a produção científica sobre Contabilidade Tributária brasileira, Antonio Carlos Campodonio Eloy Junior, Sandro Vieira Soares e Maria Denize Henrique Casagrande, autores do artigo “A produção científica brasileira sobre contabilidade tributária em periódicos e eventos no período de 1989-2011” realizaram uma pesquisa bibliométrica, com base em artigos apresentados em eventos científicos e publicados em revistas ligadas ou mantidas por programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade.

Os responsáveis pela pesquisa indicam que: “Os três autores mais produtivos são: Luiz Antônio Abrantes, com 17 publicações; Mauro Fernando Gallo, com 10 publicações; e Carlos Alberto Pereira, com 9 publicações”. Também se destacam pela produção diversos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária (CGT) e professores do MBA Gestão Tributária, como: Henrique Formigoni e Marcelo Coletto Pohlmann.

O Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária (CGT) é coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Pereira, professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), contando com o apoio da FIPECAFI e a participação de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino. Um dos principais objetivos do Núcleo – que é vinculado ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP – é incentivar a pesquisa, a produção científica e a produção técnica sobre temas tributários em controladoria e contabilidade, tendo já publicado 3 livros e vários artigos em congressos e revistas especializadas.

Para mais informações, clique aqui.

MBA Gestão Tributária inicia amanhã

O curso é composto por três módulos estruturados de forma lógica e consistente

Profissionais das áreas de Contabilidade, Administração, Direito e Economia que desejam atualizar, aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos para uma atuação eficaz na gestão tributária de empresas, precisam conhecer o MBA Gestão Tributária FIPECAFI.

Com um programa voltado para o desenvolvimento profissional na gestão dos tributos que incidem sobre as atividades empresariais, o curso leva o aluno a identificar alternativas e desenvolver estratégias que, de acordo com a legislação tributária vigente, contribuam para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.

Ainda dá tempo de se inscrever e obter uma excelente bagagem em seu currículo. Clique aqui e saiba mais.

Diretor da FEA-USP realiza palestra para alunos do MBA Gestão Tributária

O evento aconteceu no último dia 10, na sede da FIPECAFI, em São Paulo

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira, coordenador do MBA em Gestão Tributária em questão, abriu o encontro, apresentando o Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro, Diretor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo). Na ocasião Fabio Pereira da Silva, do Departamento de Contabilidade e Atuária e mestrando da FEA-USP, convidou os presentes a participarem, como voluntários, de seu projeto de pesquisa, para mestrado, sobre o comportamento do contribuinte.

Guerreiro apresentou como referência os livros “A Ciência de Ficar Rico” de Wallace Wattles e “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker.  A palestra foi motivacional e apresentou conceitos de riqueza  (que não são só materiais) e a importância de se manter a harmonia com a mente criativa. “Plante novas sementes nos jardins de sua mente e cultive o hábito de agradecer. O ponto crucial da ciência do enriquecimento é a combinação do pensamento com a ação pessoal. O que conta é a busca contínua da perfeição em cada ação”, destacou o Prof. Reinaldo Guerreiro.

O Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira agradeceu aos presentes e destacou que a apresentação do diretor da FEA/USP trouxe reflexões para enriquecer o dia a dia dos profissionais.

Para mais informações sobre o curso acesse no site.