fbpx

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

Como é sabido por todos, o mês de abril que se inicia é marcado pelo fim do prazo para “acerto de contas com o leão”, ou seja, o término do prazo para a entrega da DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, cujo início já se deu em 7 de março.

A fim de desmistificar a ideia de que o Imposto de Renda é algo extremamente complexo, já que até mesmo Albert Einstein disse que “the hardest thing in the world to understand is the income tax[1] (a coisa mais difícil do mundo é entender o imposto de renda, em tradução livre), durante a primeira quinzena do mês de abril apresentaremos diariamente pequenos textos com comentários sobre os assuntos mais corriqueiros à DIRPF.

A linguagem que será utilizada é simples e direta: o objetivo é tornar o mais compreensivo possível a você leitor as informações que devem constar na Declaração de Ajuste Anual, lhe ajudando a acertar constas com o Leão!

Abaixo apresentamos o cronograma dos temas que pretendemos tratar, sempre disponibilizados aqui neste espaço:

01.04 – Contribuintes obrigados, prazos e penalidades;

02.04 – Alíquotas e a tabela progressiva;

03.04 – Declaração Simplificada ou Completa;

04.04 – Dependentes;

05.04 – Imóveis e aluguéis;

08.04 – Planos de Previdência;

09.04 – Despesas de saúde;

10.04 – Despesas de educação;

11.04 – Investimentos em Ações;

12.04 – Doações; e

15.04 – Microempreendedor Individual.

[1] https://www.irs.gov/newsroom/tax-quotes

Autor

Daniel Durão de Andrade é advogado, estudante de ciências contábeis na Faculdade FIPECAFI e sócio do escritório Terciotti – Andrade – Gomes – Donato Advogados.

 

Autor

Fabio Pereira da Silva é advogado, contador, Coordenador do MBA de Gestão Tributária da FIPECAFI e sócio do escritório Weigand e Silva Sociedade de Advogados.