Mercado de trabalho em 2015 é favorável a profissionais de finanças

O mercado de trabalho este ano tem seguido uma linha cautelosa quanto a investimentos e controle financeiro por parte das organizações. O cenário anda favorável aos profissionais de finanças, já que é a área que mais está em evidência nas empresas.

Recrutadores entrevistados pela Exame afirmaram que boa parte das empresas não conseguiu bater suas metas no ano passado, tornando necessária a presença de um profissional para organizar este objetivo e realizar a gestão financeira da empresa, maximizando sua rentabilidade.

Gerente ou diretor de planejamento financeiro, gerente de planejamento tributário, gerente ou diretor de compliance e controles internos, controller, diretor financeiro e executivo de governança corporativa são alguns dos cargos que se manterão em alta este ano.

As funções exigem graduados em Administração, Economia, Engenharia ou Ciências Contábeis, além de pós-graduação na área financeira. Conheça as grades de curso da FIPECAFI e aprimore seu currículo para uma carreira de sucesso.

Graduação em Ciências Contábeis 

MBAs

 

Fonte: Portal Exame

Como se destacar na carreira?

Em meio a um mercado cada vez mais aquecido e disputado, é importante estar atento a alguns fatores para conquistar os melhores cargos e oportunidades.

Nós da FIPECAFI separamos algumas dicas para você se diferenciar:

1)      Não realize apenas as tarefas que chegam até você. Procure ajudar colegas de trabalho com suas atividades e busque soluções para problemas gerais.

2)      Aprender ou exercitar outros idiomas como inglês e espanhol proporcionam diferenciais na disputa por uma vaga ou por uma promoção. Com as diversas negociações internacionais existentes, os profissionais precisam compreender os termos técnicos em outra língua, mas também não podem deixar de dominar o português.

3)      A ética e o caráter são primordiais para os lados profissional e pessoal de qualquer indivíduo.

4)      Procurar conhecer bem a empresa que deseja fazer parte ou a que já integra é muito importante. Quanto mais informações você tiver, mais prático será realizar suas atividades e trazer resultados positivos para a organização.

5)      Todas as áreas de uma empresa são interligadas, ou seja, uma depende da outra. Por isso, é importante saber trabalhar em equipe, ouvir e estar aberto às ideias dos colegas de trabalho.

6)      Quem para na graduação fica para trás. É importante participar de palestras, seminários, investir em certificações, línguas estrangeiras e cursos de MBA, Especialização, Extensão, entre outros.

Para auxiliar nessa jornada, a FIPECAFI proporciona o desconto de 5%, no valor total dos cursos de MBA e Especialização, para todos os matriculados até 27 de fevereiro. Aproveite!

Confira as grades participantes:

MBA

Especialização

FIPECAFI realiza 13º Seminário CEMEC de Mercado de Capitais

O Prof. Dr. Carlos Antonio Rocca, diretor do CEMEC (Centro de Estudos do Instituto IBMEC), realizou palestra de apresentação do estudo “Redução da Taxa de Poupança e o Financiamento dos Investimentos no Brasil 2010-2013” no 13º Seminário CEMEC de Mercado de Capitais.

O evento ocorreu, em 12 de novembro de 2014, das 10 horas às 12 horas, na sede da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), em São Paulo (SP).

De natureza técnica, o seminário foi destinado a apresentar e a submeter ao debate o resultado de estudo especial realizado pelo CEMEC, com o objetivo de identificar os fatores que têm determinado a queda da taxa de poupança da economia brasileira nos últimos anos e suas implicações sobre os investimentos das empresas e seu financiamento. Esses fatores são indispensáveis para o entendimento das tendências recentes da economia brasileira e para a identificação de ações para a retomada do crescimento.

Representantes das principais entidades do mercado de capitais, técnicos de órgãos reguladores, profissionais da área acadêmica participaram do evento de apresentação do estudo de Carlos Antonio Rocca, diretor do CEMEC, e de Lauro Modesto dos Santos Junior, superintendente técnico do CEMEC (Centro de Estudos do Mercado de Capitais do IBMEC).
Segue link: http://goo.gl/efqHIL

FIPECAFI promove palestras para comemorar 20 anos do MBA Mercado de Capitais em parceria com a Apimec SP

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) realizou o evento: “Cenário de Mercado de Capitais – Perspectivas”, em 26 de novembro de 2014, a partir das 19 horas, na sede da FIPECAFI, em São Paulo (SP).

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, abriu a solenidade e fez a apresentação das principais atividades da Fundação. A Profa. Dra. Marina Mitiyo Yamamoto, coordenadora do MBA Mercado de Capitais, anunciou que a solenidade comemorava os 20 anos do MBA.

Ricardo Tadeu Martins, presidente da Apimec SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), afirmou que o MBA FIPECAFI Apimec SP tem como objetivo preparar os analistas para atuação no mercado globalizado.

Na ocasião, o Prof. Dr. Simão Davi Silber, Professor da FIPECAFI e da Universidade de São Paulo, realizou palestra sobre “Cenário de Mercado de Capitais – Perspectivas”. O Prof. Simão Silber fez relato da deterioração da economia brasileira nos últimos anos. Destacou a necessidade de retomada do crescimento, controlar a inflação, adotar política fiscal austera e reduzir o déficit no balanço de pagamentos.

O Professor da FIPECAFI Marcio Yamachira destacou que está havendo maior percepção de risco nos investimentos no Brasil.

Gilson de Oliveira Carvalho, vice-presidente da Apimec MG e que formou-se na primeira turma do MBA Mercado de Capitais FIPECAFI Apimec, foi o moderador dos debates e enfatizou a expectativa de volta de consistência nos próximos anos dos fundamentos da política monetária, fiscal e cambial.

Profa. Dra. Isabel Lourenço realiza palestra na FIPECAFI sobre “A importância do enforcement na aplicação das IFRS: uma visão internacional”

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) promoveu, no dia 02 de setembro de 2014, a partir das 19 horas, palestra da Profa. Dra. Isabel Lourenço sobre “A importância do enforcement na aplicação das IFRS: uma visão internacional”.

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, abriu o evento destacando a importância do tema, o conhecimento da palestrante e agradeceu a presença dos participantes que lotaram o auditório da Fundação.

A Professora Dra. Isabel Lourenço é Professora Associada no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e Professora Visitante da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

A Profa. Dra. Isabel Costa Lourenço leciona em mestrado e cursos para formação de executivos na área de Contabilidade Financeira. Dirigiu vários programas do ISCTE-IUL e Centros Associados, incluindo o Mestrado em Contabilidade, o Programa de Doutoramento em Contabilidade, o Programa para Executivos sobre IFRS, o Programa de Formação Intra-empresa sobre IFRS, entre outros. É autora de mais de dez livros sobre normas internacionais de contabilidade e participa constantemente de conferências científicas na área de contabilidade.

Independência – De acordo com os estudos da Profa. Isabel Lourenço, os benefícios da adoção das normas contábeis internacionais (IFRS –  International Financial Reporting Standards) são mais efetivos em países com organismos de enforcement (monitoramento eficaz e que punam por descumprimento de normas) mais independentes e competentes.

De maneira geral, a adoção das normas contábeis internacionais traz benefícios para o mercado de capitais como qualidade e comparabilidade das informações, propiciando mais liquidez e menor custo de capital. O mercado de capitais torna-se mais eficiente. A Profa. Dra. Isabel Lourenço disse, no entanto, que as pesquisas demonstraram que os benefícios foram mais notados em países com mecanismos de controle independentes, eficientes e que adotem medidas punitivas severas em caso de não cumprimento das normas. “A proteção ao investidor gera confiança e fortalece o mercado de capitais”, destacou a Profa. Dra. Isabel Lourenço.

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima encerrou o evento, observando que por pior que seja a situação das companhias é preciso dizer a verdade para manter a credibilidade e ressaltou também a importância de se ter organismos de acompanhamento e punição para manter a confiança dos investidores nacionais e internacionais.

Em agosto a FIPECAFI completa 40 anos de tradição no ensino

A instituição tem orgulho da importante participação na carreira dos alunos e pesquisas no mercado 

No próximo mês, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, completa 40 anos de um trabalho responsável e eficaz nas áreas de contabilidade, economia, finanças e afins.

Sempre inovando, a instituição cresceu e modernizou o ensino, criando novas formas e níveis de passar todo o conhecimento necessário para seus alunos. O corpo docente é composto por professores doutores e mestres em sua maioria titulados pela FEA/USP em contabilidade e áreas afins, com experiência no mercado e na docência de pós-graduação lato sensu (MBA). Além disso, a FIPECAFI tem grande presença nas pesquisas mais recentes e importantes da área, contando com profissionais atuantes e renomados.

Visite nosso site, conheça nossa missão e valores e venha fazer parte dessa história de sucesso! Clique aqui.

 

IBRI e Abrasca realizam evento sobre mercado de capitais

No local, uma exposição paralela com 21 estandes permitirá às empresas/instituições exporem seus produtos/serviços 

Nos próximos dias 22 e 23 acontece o 16º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, realizado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais (IBRI).

O evento será sediado na Fecomercio e contará com renomados palestrantes do Brasil e do exterior totalizando 700 participantes entre diretores e gerentes financeiros e de relações com investidores de companhias abertas, além de autoridades, dirigentes de entidades e demais profissionais ligados ao mercado financeiro e de capitais.

A FIPECAFI estará presente com um stand cheio de informações e novidades sobre o assunto. Visite-nos!

Saiba mais sobre o evento, clique aqui.

APIMEC e EFFAS certificam analista em evento na FIPECAFI

Solenidade aconteceu no último dia 28 e contou com presenças ilustres

Prestigiaram a cerimônia a Profa. Dra. Marina Mitiyo Yamamoto, coordenadora do MBA Mercado de Capitais da FIPECAFI, Ricardo Tadeu Martins, presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais de São Paulo (Apimec SP) e Lucy Sousa, ex-presidente da Apimec Nacional e atual conselheira da Apimec SP. Além disso, o presidente da EFFAS e vice-presidente da Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA), Jesús López Zaballos, fez a entrega dos certificados. Marcial de Carvalho Dias foi o primeiro aluno brasileiro a receber o certificado internacional de analista da The European Federation of Financial Analysts Societies (EFFAS) após ter concluído o MBA Mercado de Capitais da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Marcial Dias é assistente executivo da Caixa Econômica Federal.

FIPECAFI promove evento sobre certificação internacional

O encontro acontecerá no auditório da FIPECAFI

No próximo dia 28 de abril, a partir das 19h, o presidente da EFFAS (The European Federation of Financial Analysts Societies) e vice-presidente da ACIIA (Association of Certified International Investment Analysts), Jesús López Zaballos, dará uma palestra sobre tais instituições e suas certificações. A Profa. Dra. Marina Mitiyo Yamamoto, coordenadora do MBA Mercado de Capitais, coordenará o encontro, que terá a presença de alunos das turmas 26 e 27 do curso.

Ricardo Tadeu Martins, presidente da Apimec SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais de São Paulo) e Lucy Sousa, ex-presidente da Apimec Nacional e atual conselheira da Apimec SP, também farão apresentações.

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Clique aqui e inscreva-se.

Financial Reports: Evidenciação do negócio para credores e investidores

Curso é lançamento da FIPECAFI e possui duração total de 1 mês

A modalidade eLearning veio com uma novidade para administradores, controllers e funcionários das áreas financeiras ou contábil. O curso Financial Reports trata das informações requeridas por bancos e investidores, sobre a empresa, no momento de uma possível tomada de recursos e, com base nisso, melhorar a abertura e qualidade das mesmas.

Ao longo das aulas o aluno aprenderá a preparar books financeiros, abordando os principais pontos que as áreas de análise de crédito de bancos usualmente requisitam. Além disso, para as empresas que pretendem acessar o mercado de capitais (com lançamento de títulos de dívida como debêntures, por exemplo) serão abordadas as orientações passadas pela CVM através da instrução normativa CVM Nº 480/2009 e respectivas alterações. Assim, será possível revisar as informações necessárias requeridas nos prospectos de emissão de valores mobiliários.

O curso tem lançamento previsto para o próximo dia 17.

Saiba mais: (11) 2184.2026 ou elearning@fipecafi.org.

MBA Mercado de Capitais prepara para o exame internacional de analistas financeiros

Curso, que tem parceria com a APIMEC, ainda fornece certificado internacional emitido pela EFFAS

 O programa do curso está focado na capacitação dos profissionais de investimentos: aborda as principais atividades relacionadas ao mercado financeiro e de capitais nacional e internacional, através de conhecimentos teóricos e práticos sobre os produtos e a gestão dos ativos no mercado de capitais.

Os alunos que concluem recebem certificado nacional, emitido pela FIPECAFI, e o certificado europeu de analistas financeiros CEFA emitido pela EFFAS – The European Federation of Financial Analysts Societies. Além disso, os participantes se tornam aptos a candidatarem-se ao exame internacional de analistas financeiros para a obtenção da CIIA – Certified International Investment Analyst.

Era isso que você procurava? Inscreva-se agora mesmo! O início das aulas está previsto para março. Clique aqui e saiba mais.

FIPECAFI e Apimec SP promovem evento sobre certificação internacional

DSCF1897O evento apresentou o MBA Mercado de Capitais

 A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e a Apimec SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) realizaram, no dia 12 de fevereiro de 2014, o evento “Certificação Internacional da Atividade do Profissional de Investimento”. O encontro ocorreu na sede da FIPECAFI, em São Paulo (SP).

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI, e Ricardo Tadeu Martins, presidente da Apimec SP, abriram a solenidade falando sobre a evolução do mercado de capitais brasileiro e sua crescente internacionalização, além de destacar a importância da certificação do analista.

Lucy Sousa, ex-presidente da Apimec Nacional e atual conselheira da Apimec SP, realizou palestra no evento contando sua experiência na liderança do  processo de certificação – a partir de outubro de 2010 – dentro do princípio da autorregulação das atividades dos analistas.

 Certificação Internacional

A Profa. Dra. Marina Mitiyo Yamamoto, coordenadora do MBA Mercado de Capitais FIPECAFI Apimec SP, fez a apresentação do curso, criado em 1994, e apresentou também a evolução do mercado de capitais nos últimos 20 anos.O MBA Mercado de Capitais está focado na capacitação dos profissionais de investimento, incluindo renda fixa e variável. Os alunos que concluírem o curso receberão o Certificado Nacional de Conclusão do MBA emitido pela Faculdade FIPECAFI – Pós-Graduação Lato Sensu – MEC e o Certificado Europeu de Analistas Financeiros (CEFA) emitido pela EFFAS (The European Federation of Financial Analysts Societies). Os formandos deste curso estão aptos a prestar o exame internacional de analistas financeiros para a obtenção da CIIA (Certified International Investment Analyst). O evento foi aberto a alunos e ex-alunos do MBA Mercado de Capitais, associados da Apimec, profissionais certificados pelo CNPI, profissionais de imprensa e demais convidados da Apimec SP e Apimec Nacional.

Mais informações, clique aqui.

Para saber mais ligue: (11) 2184.2020 ou entre em contato pelo e-mail: coordenadoria.mba@fipecafi.org.