O papel do Controle Interno na prevenção de fraudes e erros

A inexistência ou inadequação de um controle interno aumenta as chances de ocorrência de erros e fraudes. Considerando a confiança gerada pelo controle interno, o auditor pode estabelecer o aprofundamento necessário para ter boas condições para avaliar as demonstrações contábeis das empresas auditadas.

O papel da auditoria é fundamental para evidenciar as fraudes, mas evitar a prática desses delitos com a criação de controles internos, e não apenas identificar os fatos já realizados é essencial. A prevenção deve ser uma preocupação constante, tanto com os funcionários quanto com os sistemas utilizados. A empresa deve contar com a tecnologia nesse processo investigativo, com a instalação de softwares que possuam módulo de auditoria para rastrear possíveis fraudadores internos ou externos.

Andressa Kely de Medeiros, Lucicléia de Moura Sergio e Dulcineli Régis Botelho, no trabalho “A importância da auditoria e perícia para o combate a fraudes e erros na contabilidade das empresas” abordam a questão do Controle Interno no processo de auditoria contábil.

Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>