Categoria: Pesquisas e Estudos

BLOCKCHAIN E O FUTURO DA CONTABILIDADE COMO FONTE INFORMACIONAL

O que é o Blockchain? De acordo com a [1] Conta Azul, 2018, Blockchain é uma tecnologia conhecida por validar as transações realizadas na moeda virtual bitcoin. Mas ela vai muito além disso ao proteger e garantir a autenticidade de documentos e informações, ou seja, Blockchain cria registros descentralizados de todas as transações, que são…

O Banqueiro dos Pobres

O economista Muhammad Yunus é conhecido no mundo todo como “o banqueiro dos pobres”. Por meio do Grameen Bank, que ele fundou em 1983 em Bangladesh, Yunus espalhou em escala internacional o conceito do microcrédito: empréstimos feitos, sem garantias ou papéis, para gente pobre que nunca antes teve acesso ao sistema bancário. Tal fomento ao…

Petrobras: Caso Pasadena – teoria da agência e a importância da responsabilidade dos gestores pelas informações

RESUMO O presente ensaio busca analisar a relação de agência e necessária responsabilização pelas informações divulgadas nas declarações financeiras por parte dos gestores; a partir da análise do caso da compra, pela Petrobras, da Refinaria de Pasadena/ EUA. O evento possui características de conflito de agência que serão analisadas. 1. Relação dos contratos na firma…

Mundo novo: Quais os impactos, aos profissionais, da implementação da auditoria contínua nas firmas de auditoria?

Sempre presente nas atividades públicas e privadas de indivíduos e organizações, a auditoria desempenha um papel importante no desenvolvimento de uma empresa, na economia, no governo e na prestação de informações para usuários internos e externos. (SIEGEL; RAMANAUSKAS-MARCONI, 1989) A auditoria revisa as demonstrações financeiras, operações e transações da entidade identificando deficiências, assegurando a fidelidade…

O Contador e o executivo

Pesquisa com 19 contadores em posição de liderança Robson Queiroz Pereira* Ouvimos com frequência desde os bancos escolares, que o contador tem todo potencial para se tornar o presidente (CEO) da companhia onde trabalha, afinal ninguém melhor que o profissional contábil para conhecer a empresa já que todos os “números” passam por ele, seja com…

Contabilidade societária, um breve ensaio

Este é um breve ensaio, no qual irei explicar um pouco sobre a contabilidade societária e a sua importância na análise como ponto de partida a áreas afim. Falarei até a parte da contabilidade societária dentro da perspectiva internacional, porém não almejo esgotar toda a imensidão de diálogo em que a evolução da contabilidade societária…

Falando sobre gestão – Geração de valor: o que é isso?

    Hoje respondo às questões: a) Como conhecer o que é valor para nosso cliente? b) Como gerar valor para o cliente e para os demais interessados? c) Como alinhar o modelo de negócio da empresa às necessidades dos clientes? As origens do conceito de proposta de valor remontam aos anos 1980, onde o…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! Chegamos ao fim de nossas análises acerca do preenchimento da Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2019. O tema que abordaremos hoje é: Microempreendedor Individual. 01.04 – Contribuintes obrigados, prazos e penalidades; 02.04 – Alíquotas e a tabela progressiva; 03.04 – Declaração Simplificada ou Completa; 04.04 – Dependentes; 05.04 – Imóveis e aluguéis;…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER  

Olá, amigos! Encerramos hoje a segunda semana de comentários acerca do preenchimento da Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2019 com nosso penúltimo texto, relacionado ao tema: doações. 01.04 – Contribuintes obrigados, prazos e penalidades; 02.04 – Alíquotas e a tabela progressiva; 03.04 – Declaração Simplificada ou Completa; 04.04 – Dependentes; 05.04 – Imóveis e…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! O tema de hoje é: investimento em ações de companhias abertas negociadas em bolsa. Vale lembrar, como abordamos no nosso “texto 1 – contribuintes obrigados”, a realização de operação na bolsa de valores, por si só, já torna obrigatória a apresentação da Declaração de Ajuste Anual, independentemente do contribuinte ter renda tributável verificada…