Prof. Edgard Cornacchione e equipe vencem Games For Change Latin America 2014

O Prof. Dr. Edgard Cornacchione da FIPECAFI, líder do GETEC (Grupo de Estudos de Tecnologia da Educação na Contabilidade), e equipe criaram o “Deborah Game”, que foi um dos vencedores do Pitching da Games For Change Latin America 2014.

O game para ensino de Contabilidade foi desenvolvido por equipe internacional e multidisciplinar. O “Deborah” lidera a enquete da Geração Gamer do jogo brasileiro de destaque no mês de dezembro de 2014. O protótipo do jogo já havia ficado entre os nove finalistas na Games for Change Europe Awards 2014, concorrendo com 96 equipes do mundo todo. Tal feito acarretou em convite do jornal espanhol El Mundo para participação em reportagem sobre serious games (jogos com propósitos, além do entretenimento).

O fato de estar disponível não apenas em português, mas também em inglês, torna possível o alcance internacional. O jogo foi um dos selecionados para apresentação na Conference on Teaching and Learning in Accounting, promovida pela American Accounting Association em agosto de 2014, em Atlanta (Estados Unidos). Foi também objeto de artigo científico apresentado no 12h World Congress of Accounting Educators and Researchers, organizado pelo IAAER (International Association for Accounting Education & Research), que ocorreu em novembro de 2014 na cidade de Florença (Itália).

O Deborah Game (www.deborahgame.com) não se refere apenas a um nome de mulher, mas também à sigla “Double Entry Bookkeeping or Accounting History” (contabilidade por partidas dobradas ou história da contabilidade, em inglês).

O jogo resulta de projeto de pesquisa do Prof. Cornacchione de buscar alternativas para o clássico professor “humano” para potencializar o uso de tecnologia em sala de aula. O Prof. Cornacchione é Professor Titular da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo). Possui títulos de Bacharel, Mestre, Doutor e Livre-Docente em Ciências Contábeis pela FEA-USP e Ph.D. em Human Resource Education pela University of Illinois of Urbana-Champaign (EUA). Em 2015, o Prof. Edgard estará lançando o curso História da Contabilidade pela USP (Universidade de São Paulo) no Coursera (https://www.coursera.org/course/histcontabilidade ), plataforma educacional online que é uma iniciativa empreendedora de renomadas instituições de ensino americanas, como Stanford, Yale e Princeton. O Deborah Game estará entre as atividades previstas deste curso, que é oferecido gratuitamente. Será a primeira vez que um jogo digital integrará um curso dessa plataforma.

Deborah é fruto da evolução natural do projeto”, afirma o Prof. Cornacchione da FIPECAFI. No jogo, é possível vivenciar um escriba na Antiga Mesopotâmia, explorar a cidade de Florença na época da Renascimento em busca dos elementos que deram origem às partidas dobradas, ou conhecer mais sobre o sistema de contabilização por Carga e Descarga, desempenhando o papel de Steward em um monastério português do final do século XVIII.

A equipe de criação é multidisciplinar (de sound designer e programadores a contadores) e seus membros combinam o entusiasmo dos jovens estudantes ao conhecimento de especialistas.

Aprender sobre a história da Contabilidade nos últimos 10 mil anos ajuda no entendimento de situações atuais. “Compreender o passado pode ser muito prático e educativo”, argumenta o Prof. Cornacchione.

A organização “Games For Change” ( http://gamesforchange.org.br/sobre/ ) tem o objetivo de promover a pesquisa, a criação, a aplicação e a disseminação de jogos digitais que transformem positivamente a sociedade, a educação, a economia, o ambiente e a cultura.

 

DeborahGame_1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>