Quais as vantagens da realização de um curso EAD?

 

A EAD vem ganhando força nos últimos anos diante do aumento a banda larga, acesso à bens de consumo tecnológicos e necessidade de maior escolarização das pessoas para a empregabilidade, diante de um cenário de crise e/ou estagnação da economia. Somada a estes pontos, no último ano o MEC flexibilizou a legislação que trata da EAD, possibilitando que Instituições de Educação Superior – IES ampliassem o número de polos e possibilidades de oferta desta modalidade de ensino.

Diante deste quadro de aumento da oferta e para ajudar candidatos na escolha de cursos nesta modalidade de ensino, elaboramos seis vantagens para a realização de um curso EAD, são elas: flexibilidade, oferta de cursos, suporte do docente, retomada dos estudos, tecnologia de comunicação e estrutura didática.

A primeira vantagem é a flexibilidade. O aluno pode organizar seu tempo de forma individual, dedicando maior tempo em determinados dias e horários, ajustando a carga de estudos entre os dias da semana. Assim é possível adaptar o estudo à realidade do trabalho, das relações familiares e sociais e do deslocamento entre os diferentes espaços sociais.

A segunda vantagem é a variedade de oferta de cursos nas mais diferentes instituições. Com o crescimento da EAD e a participação de um número maior de instituições nacionais e estrangeiras, incluindo instituições que são referências em determinadas áreas do conhecimento como a FIPECAFI, o aluno tem a possiblidade de realizar cursos das mais diferentes áreas e formatos. No modelo presencial dificilmente teria esta condição por questões geográficas e de custos de deslocamento.

A terceira vantagem é o suporte do docente. O professor-tutor, em geral, está em constante contato com o aluno, independente do horário e dia da semana, buscando responder aos questionamentos e dúvidas, oferecendo feedbacks dos trabalhos e dos fóruns. A metodologia da EAD possibilita que o professor-tutor incentive e potencialize a autonomia do aluno, à pesquisa, o trabalho colaborativo e o questionamento para à reflexão e construção do conhecimento.

Com a tecnologia e atuação do professor-tutor é possível estar “presente” no curso e responder aos alunos rapidamente. As vídeos-aulas presentes nos materiais didáticos também possibilitam um formato de “aula-expositiva”. Ainda, com esta modalidade de ensino o aluno experimenta outras formas de aprendizagens colaborativas.

A quarta vantagem é a retomada dos estudos. Muitas pessoas que estão fora dos bancos escolares enxergam na EAD uma possibilidade real de retomar os estudos, o que também está ligado a flexibilização, possibilitando a realização do estudo no momento e onde quiser. A retomada dos estudos é possível tanto em cursos de longa duração, como de atualização de curta duração para o mercado de trabalho.

A quinta vantagem é o uso da tecnologia de comunicação. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA utilizado na EAD recebe atualizações constantes, possibilitando um ambiente amigável e de fácil navegação, além de maior interação e comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno via fóruns, mensagens, chats, avisos etc. Com estas ferramentas são possíveis o acompanhamento de cada passo do aluno, saber quais ambientes acessou, quanto tempo gastou em cada objeto, além de possibilitar um canal de discussão colaborativa com os novos conteúdos.

A avanço da tecnologia também possibilita maior interação social através de vídeo-chats, chats, fóruns, grupos de trabalho, wikis, blogs, mensagens, etc. A atuação do professor-tutor também estimula a troca entre alunos e minimiza esta desvantagem. Ainda, quem está acostumado a se comunicar via chats com amigos/familiares estará mais acostumado com a interação social virtual destes cursos.

A sexta vantagem é a estrutura didática. O material didático na modalidade EAD é pensado dentro de um projeto pedagógico com a ação de várias mãos e atores (conteudistas, pedagogos, professores especialistas, técnicos, designer etc). Em geral, o componente curricular e estrutura didática são atuais, aplicáveis, dialógicas, relacionam teoria e prática e disponibilizam leituras complementares. As avaliações medem o que realmente foi trabalhado ao longo da disciplina/curso.

A realização de cursos EAD apresenta diversas vantagens para o aluno. A EAD é uma possibilidade de formação para as novas e velhas gerações, abrindo novas perspectivas de aprendizagem colaborativa.

A FIPECAFI oferece os cursos de graduação presencial e EAD, de Ciências Contábeis, Administração, Tecnólogos de Gestão Financeira e Processos Gerenciais, além do MBA online de IFRS e Contabilidade e Finanças.

Referências bibliográficas.

PUERTA, A.A.; AMARAL, R.M. Comparação da Educação Presencial com a Educação a Distância Através de Uma Pesquisa Aplicada. SNBU XV Seminário Nacional e Bibliotecas Universitárias. São Paulo, 2008. Disponível em <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2866.pdf>. Acesso em 15 fev. 2018.

REVISTA NOVA ESCOLA. Educação a Distância vale a pena? Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml>. Acesso em 15 fev. 2018.

Marcos Evandro Galini Graduado em Pedagogia e mestre em Educação pela USP. Pós-graduado em Planejamento, Gestão e Implementação de EAD pela UFF e pós-graduando em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá. Foi Coordenador Pedagógico de Soluções Educacionais para o Ensino Superior da SOMOS Educação, Consultor Educacional do SEBRAE/SP, Gerente de Avaliação e Relações Institucionais da Alfabetização Solidária, Docente em disciplinas de cursos de administração e formação de professores em diversas Instituições de Educação Superior, também atua como Coordenador de tutoria em projetos de formação de professores e inovação educacional da Fundação Vanzolini.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *