Receita Federal abre o prazo de entrega de declarações de Imposto de Renda

As entregas do Imposto de Renda da Pessoa Física 2015 começaram nesta segunda-feira, 2 de março, e o prazo estende-se até o dia 30 de abril. Logo no primeiro dia, o Fisco recebeu 86 mil declarações até as 17 horas. Vale lembrar que o programa da Receita Federal pode ser baixado pelo computador ou por plataformas mobiles, como smartphones e tablets.

Apesar de ser de fácil preenchimento, a declaração de IR deve ser realizada com muita atenção devido à quantidade de detalhes. Informações sobre dependentes ou despesas de saúde e educação aumentam o valor da restituição, mas devem ser exatas, visto que a Receita Federal cruza as informações recebidas. Confira algumas regras:

  • O contribuinte deve lembrar-se de solicitar o número do CPF para profissionais liberais ou o do CNPJ, em caso de clínicas, por exemplo.
  • Não deve haver duplicidade de dependes, ou seja, dois parentes diretos não podem declarar a mesma pessoa, como é o caso de casais separados e seus filhos.
  • Notas fiscais e recibos de pagamento devem ser guardados por cinco anos, conforme o prazo de notificação da Receita.
  • Por se tratar de saúde e serviços de educação mais convencionais, em despesas dedutíveis estão exclusos: nutricionista, curso de inglês, aulas de música, natação e outros esportes.

Declaração completa ou simplificada?

Se você tem poucas despesas dedutíveis, opte pela simplificada. O desconto é de 20% e se limita a R$ 15.880,89. Caso seus gastos médicos excedam o valor limite do desconto ou você não queira fazer cálculos, opte pela declaração completa.

Lembrando

Os contribuintes que enviarem suas declarações no início do prazo, sem erros, omissões ou incoerências, caso tenham direito à restituição do IR, o receberão mais cedo.

Caso você ainda esteja fazendo o seu, fique atento aos erros mais comuns e às novas regras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>