Categoria: Tendência de Mercado

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! Chegamos ao fim de nossas análises acerca do preenchimento da Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2019. O tema que abordaremos hoje é: Microempreendedor Individual. 01.04 – Contribuintes obrigados, prazos e penalidades; 02.04 – Alíquotas e a tabela progressiva; 03.04 – Declaração Simplificada ou Completa; 04.04 – Dependentes; 05.04 – Imóveis e aluguéis;…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER  

Olá, amigos! Encerramos hoje a segunda semana de comentários acerca do preenchimento da Declaração de Ajuste Anual – DIRPF 2019 com nosso penúltimo texto, relacionado ao tema: doações. 01.04 – Contribuintes obrigados, prazos e penalidades; 02.04 – Alíquotas e a tabela progressiva; 03.04 – Declaração Simplificada ou Completa; 04.04 – Dependentes; 05.04 – Imóveis e…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! O tema de hoje é: investimento em ações de companhias abertas negociadas em bolsa. Vale lembrar, como abordamos no nosso “texto 1 – contribuintes obrigados”, a realização de operação na bolsa de valores, por si só, já torna obrigatória a apresentação da Declaração de Ajuste Anual, independentemente do contribuinte ter renda tributável verificada…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! O tema de hoje é um tema caro aos brasileiros. O antropólogo Darcy Ribeiro, em 1977, disse que “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. De fato, quando se olham os números da educação no Brasil, nota-se que o quadro é estarrecedor. Recente estudo da OCDE, divulgado…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! O dia de hoje será dedicado à análise das despesas de saúde e seus reflexos no IRPF. 01.04 – Contribuintes obrigados, prazos e penalidades; 02.04 – Alíquotas e a tabela progressiva; 03.04 – Declaração Simplificada ou Completa; 04.04 – Dependentes; 05.04 – Imóveis e aluguéis; 08.04 – HOJE – Planos de Previdência; 09.04…

Falando sobre gestão – Geração de valor: o que é isso?

Hoje respondo às questões: A geração de valor pode ser medida? Se sim, de que forma? Sim, a geração de valor pode ser medida, e existem diversas formas de fazê-lo, mas hoje vamos falar de um método que é simples e ao mesmo tempo muito abrangente, o Lucro Econômico Residual, também conhecido pela sigla EVA©…

IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA FÍSICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Olá, amigos! Nos dias anteriores tratamos dos contribuintes obrigados à entrega da DIRPF, os prazos e as penalidades, bem como falamos sobre as alíquotas do imposto e a aplicação da tabela progressiva. No dia de hoje trataremos da opção ou não pelo desconto simplificado, ou, como é comumente conhecida, a opção pela “Declaração Completa” ou…

Falando sobre gestão – Geração de valor: o que é isso?

  Hoje apresentamos o primeiro texto da série: “Falando sobre gestão” que tem por propósito apresentar temas sobre gestão do interesse dos profissionais, de forma objetiva, com uma linguagem direta e com contribuições efetivas para as organizações. A cada dez dias responderemos uma das perguntas. Hoje responderemos a primeira pergunta (de um total de sete)…

Falando sobre gestão – Geração de valor: o que é isso?

Com este texto iniciamos a série: “Falando sobre gestão”, que tem por propósito apresentar temas sobre gestão do interesse dos profissionais, de forma objetiva, com uma linguagem direta e com contribuições efetivas para as organizações. Diversos temas serão apresentados, sempre por meio de uma série de textos (de 5 a 10 textos) com o intuito…

CPC 47 completa 1 ano de vigência

O Pronunciamento Contábil n. 47 “Receita de Contrato com Cliente” (CPC 47) do Comitê de Pronunciamento Contábeis completa um ano de vigência em janeiro de 2019. O CPC 47 se fundamenta na norma contábil internacional “IFRS 15” emitida pelo IASB, e revogou o Pronunciamento Contábil n. 30 “Receitas” (CPC 30) do Comitê de Pronunciamento Contábeis.…

Vantagens e desvantagens da adoção da IFRS para pequenas e médias empresas

  O aluno Régis Madruga Leme, aluno do MBA em IFRS na modalidade à distância, desenvolveu sua pesquisa de conclusão de curso sob a orientação da Profª Drª Marta Cristina Pelucio Grecco. O estudo teve como objetivo analisar as vantagens e desvantagens da adoção da IFRS para PME em uma determinada empresa, a partir do…

Lucro cresce 16% e analistas preveem mais investimento

    As empresas de capital aberto passaram praticamente ilesas pelas turbulências do terceiro trimestre, quando as fortes emoções do período eleitoral acirraram os ânimos e colocaram a economia em compasso de espera. Agora, passado o temporal, a expectativa de analistas é de continuidade desse desempenho positivo e aumento do nível de investimentos, já que…